DiÁcono SimÃo Pedro

Como Jesus Está Presente na Eucaristia?
 
 

Segundo o C.I.C., Catecismo da Igreja Católica, nos parágrafos 1373-1375 e 1413, que fala da eucaristia, ou no Compêndio do Catecismo da Igreja Católica que é uma síntese muito bem elaborada do catecismo, uma versão de bolso, de forma bem reduzida, contendo as principais informações sobre os temas abordados pelo catecismo, facilmente encontrado em todas as livrarias católicas por um preço acessível, com certeza um importante instrumento para nossa instrução religiosa ou para conhecer melhor a doutrina católica, fácil de ler, guardar e transportar, uma excelente opção de presente para colegas de grupo de estudo bíblico, a exemplo do Sr. Atala, que me presenteou com esse Compêndio do Catecismo, que na pagina 95, parágrafo 282, responde a pergunta que dá título a este artigo da seguinte maneira: “Jesus está presente na Eucaristia de modo único e incomparável. Está presente, com efeito, de modo verdadeiro, real, substancial. Com o seu corpo e o seu sangue, com sua alma e sua Divindade. Nela esta, portanto, presente de modo sacramental, ou seja, sob as espécies eucarísticas do pão e vinho. Cristo todo inteiro: Deus e homem”.

Por isso busque com devota piedade a eucaristia. Procure comungar em todas as missas e celebrações em que você participar, caso sua consciência te acuse de alguma culpa e não foi possível se confessar, ou então se por algum impedimento canônico você não puder receber a eucaristia, participe de forma espiritual com reverência e desejo ardente de receber Jesus em seu coração, pois pela fé Jesus é presença, cura e libertação, converse com seu pároco e peça orientação, mas tenha a certeza o Senhor Jesus não despreza ninguém ele é presença viva em seu coração.

 Outra coisa importante visite o Sacrário sempre que tiver oportunidade, pois aquela capelinha silenciosa dentro da igreja, onde tremula aquela pequena luz indicando que ali está presente Jesus nas partículas consagradas do Santíssimo Sacramento do altar, promova esses momentos de intimidade com o Senhor, momentos em que você poderá falar, ouvir e silenciar.

Jesus merece, você merece, pois ele veio ao mundo para te salvar, por isso da próxima vez que passar por uma igreja aberta, entre, vá até o sacrário, feche seus olhos, contemple esse mistério, não se preocupe com, o que ou como você vai falar, apenas contemple Jesus e deixe ele te contemplar no envolvente silêncio do Sacramento do Altar.

Paz e Bem.

Diac. Simão Pedro