DiÁcono SimÃo Pedro

ECESIOLOGIA
 
 

Aos Irmãos e Irmãs que acessam o nosso site

Paz e bem.

Eclesiologia

        ECLÉSIA PALAVRA DE ORIGEM GREGA QUE SIGNIFICA IGREJA, OU SEJA, REUNIÃO DE PESSOAS QUE COMUNGAM AS MESMAS IDÉIAS E IDEAIS.

         NA ANTIGUIDADE ERA COMUM A REUNIÃO DE FILÓSOFOS EM ECLESIAS, DOS DEMAGOGOS (POLITICOS) DE ATENAZE, AS ECLESIAS DOS VÁRIOS DEUSES DAS NAÇÕES PAGÃS, É POR ISSO QUE QUANDO JESUS PROCLAMA O PRIMADO DE PEDRO ELE DIZ: “TU ÉS PEDRO E SOBRE ESTA PEDRA CONSTRUIREI A MINHA IGREJA...”

...A IGREJA CRISTÃ COMUNGA AS MESMAS IDÉIAS E OS MESMOS IDEAIS DE JESUS CRISTO, O MESSIAS DE DEUS.

...ELA NASCEU DIANTE DA NECESSIDADE DE MANTER VIVA A CHAMA DA FÉ NO CRISTO RESSUSCITADO, E DE PROPAGAR A BOA NOVA DO EVANGELHO PARA VÁRIOS POVOS E NAÇÕES DO MUNDO.

...A IGREJA É HUMANA QUANTO A SUA ESTRUTURA HIERARQUICA, E, DIVINA QUANTO A SUA CONSISTENCIA ESPIRITUAL.

...O CLERO QUE ADMINISTRA A IGREJA E APLICA A SUA DOUTRINA É HUMANA PASSIVEL DE ERROS, PORÉM, A SUA DIREÇÃO ESPIRITUAL E A CONSISTENCIA DE SUA DOUTRINA É DIVINA A IGREJA É DIRIGIDA PELO ESPIRITO SANTO DE DEUS.  

...A IGREJA FOI GERADA PELA VIDA, PAIXÃO, MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS, E NASCEU NO DIA DE PENTECOSTE.

...MUITOS TEÓLOGOS DA ANTIGUIDADE CHAMAM A IGREJA DE SANTA E PECADORA, PECADORA NO HOMEM E SANTA NO ESPIRITO.

...ELA É CRISTOCENTRICA OU SEJA, CRISTO JESUS É O CENTRO DA IGREJA, TUDO GIRA EM TORNO DELE, VEM DELE E APONTA PARA ELE, É POR ISSO QUE APÓS A SUA RESSURREIÇÃO ELE CONFIRMA O PRIMADO A PEDRO E ENVIA SEUS DISCIPULOS A IREM PELO MUNDO E “ANUNCIAR O EVANGELHO, LEMBRANDO QUE O EVANGÉLHO É O PRÓPRIO JESUS NA PALAVRA, COMO DIZ O APÓSTOLO JOÃO E O VERBO DE DEUS SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS”.     

 

 

COLUNAS DA DOUTRINA

SEGUNDO A ENCICLICA DO BEM AVENTURADO PAPA JOÃO PAULO II, ECLÉSIA DE EUCARISTIA “A IGREJA VIVE DA EUCARISTIA, E, DA PRESENÇA VIVA DE JESUS NO PÃO E NA PALAVRA”.                                                                               NO CATECISMO DA IGREJA ENCONTRAMOS; “O ESPÍRITO SANTO ANIMA E SANTIFICA A IGREJA..., CONFERE AO BATIZADO A SEMELHANÇA DA VIDA DIVINA..., ORGANIZA SUAS MUTUAS FUNÇÕES, A FIM DE QUE TODOS PRODUZAM O FRUTO DO ESPÍRITO”.

É MISSÃO DA IGREJA PROMOVER A VERDADEIRA COMUNHÃO DO FIEL COM JESUS, E, EM JESUS COM O PAI NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. COM ELA A INSTITUIÇÃO IGREJA SE MANTEM FIRME NESSA MISSÃO? ATRAVÉS DA CONSISTENCIA DA SUA DOUTRINA QUE SE APOIA EM TRES PILARES, A SAGRADA TRADIÇÃO, A SAGRADA ESCRITURA E O SAGRADO MAGISTÉRIO.

...A SAGRADA TRADIÇÃO, É TODO ENSINAMENTO TRANSMITIDO ORALMENTE DE JESUS AOS APÓSTOLOS E DOS APÓSTOLOS A SEUS SEGUIDORES, O PRÓPRIO EVANGELISTA JOÃO NOS LEMBRA QUE JESUS FEZ E FALOU MUITAS COISAS QUE NÃO FORAM ESCRITAS, POIS NÃO CABERIAM NAS BIBLIOTECAS, ESSE CONHECIMENTO FOI ABSORVIDO PELA IGREJA ATRAVÉS DA TRADIÇÃO APOSTÓLICA.

...A SAGRADA ESCRITURA, É TUDO AQUILO QUE FOI REGISTRADO PELA ESCRITA E QUE DEU ORIGEM AS SAGRADAS ESCRITURAS TANTO NO ANTIGO QUANTO NO NOVO TESTAMENTO, TODA ESCRITURA FOI INSPIRADA POR DEUS PARA A SALVAÇÃO DO HOMEM, DIZ JESUS:    “EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA, NINGUEM VEM AO PAI SENÃO POR MIM”. E AINDA DIZ: “ENVIAREI O ESPÍRITO SANTO O PARACLITO PARA QUE AS MINHAS PALAVRAS PERMANEÇAM EM VÓS”.

...O SAGRADO MAGISTÉRIO, REPOUSA NA AUTORIDADE PRETINA E NOS ENSINAMENTOS DOS PAIS DA IGREJA; DIZ JESUS “EU TE DAREI AS CHAVES DO CÉU...” A CHAVE  É SINAL DE CONFIANÇA E DE AUTORIDADE QUE FOI TRANSMITIDA A PEDRO E ATRAVÉS DELE AOS SEUS SUCESSORES, E QUE ZELAM PARA QUE OS ENSINAMENTOS DE JESUS SEJAM LEVADOS AO POVO ATRAVÉS DOS ENSINAMENTOS DA IGREJA INTERPRETADOS A LUZ DA FÉ, DOGMAS E DOS SACRAMENTOS.

...DIZ O CATECISMO DA IGREJA;                                                                “FICA, PORTANTO CLARO QUE SEGUINDO O SAPIENTÍSSIMO PLANO DIVINO A SAGRADA TRADIÇÃO, A SAGRADA ESCRITURA E O SAGRADO MAGISTÉRIO DA IGREJA ESTÃO DE TAL MODO ENTRELAÇADOS E UNIDOS QUE UM NÃO TEM CONSISTENCIA SEM O OUTRO E QUE JUNTOS CADA QUAL A SEU MODO SOB A AÇÃO DO MESMO ESPÍRITO, CONTRIBUEM EFICASMENTE PARA A SALVAÇÃO DAS ALMAS”.                                                

IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA

...CATÓLICA, PALAVRA DE ORIGEM GREGA E SIGNIFICA UNIVERSAL, UNIVERSALIDADE, OU SEJA, A IGREJA ESTA PRESENTE EM TODO O MUNDO CONHECIDO E A PROPOSTA DE SALVAÇÃO TRAZIDA PELA IGREJA É DE SALVAR O SER HUMANO HOMEM E MULHER POR INTEIRO, É A SALVAÇÃO, DO UNIVERSO HUMANO, DIZ O GENESIS: “E DEUS VIU QUE TUDO ERA BOM”

...APOSTÓLICA, HERDOU A TRADIÇÃO DOS APÓSTOLOS, DESDE PENTECOSTES, ELA NÃO TEM UM FUNDADOR HUMANO COM DIA E HORA MARCADA, ELA NASCEU DO ESPÍRITO SANTO E A SUA HISTÓRIA COMEÇA EM JESUS E SE PROLONGA ATRAVÉS DE SEUS DISCIPULOS ÀS GERAÇÕES FUTURAS.

...ROMANA, ELA ESTA SUBORDINADA A AUTORIDADE DO BISPO DE ROMA, QUE OCUPA A CATEDRA DE PEDRO E CUJA SEDE ADMINISTRATIVA ESTA NO VATICANO EM ROMA, FAZ PARTE DELA TODA CONGREGAÇÃO RELIGIOSA E SOCIAL QUE ESTA LIGADO POR OBEDIÊNCIA AO SUMO PONTÍFICE O PAPA DE ROMA.

DIZ O CATECISMO DA IGREJA.

...”O TERMO IGREJA DESIGNA O POVO QUE DEUS CONVOCA E REUNE DE TODOS OS RECANTOS DA TERRA, PARA CONSTITUIR A ASSEMBLÉIA DOS QUE PELA FÉ E PELO BATISMO, SE TORNARAM FILHOS DE DEUS, MEMBROS DE CRISTO E TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO”.

SEGUNDO O CATECISMO DA IGREJA, ELA TAMBÉM PODE SER CHAMADA DE OUTROS NOMES NAS SAGRADAS ESCRITURAS, TAIS COMO: POVO DE DEUS, NOIVA DO CORDEIRO, APRISCO, REBANHO, OVELHAS, OLIVEIRA, VINHA, ASSEMBLÉIA DOS ELEITOS...

ASSIM A MISSÃO DA IGREJA É ANUNCIAR E INSTAURAR ENTRE OS POVOS O REINO DE DEUS NA PESSOA DE JESUS CRISTO, NA LUZ DO ESPÍRITO SANTO, PROMOVENDO A SALVAÇÃO DO GÊNERO HUMANO PELA MISERICÓRDIA DE DEUS.

               BIBLIOGRAFIA                                                                                                 COMPÊNDIO DO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA                                       ENCICLICA ECLESIA DE EUCARISTÍA                                                                    INTRODUÇÃO A HISTÓRIA DA IGREJA VOLUME I                                                                    A IGREJA DO DEUS VIVO 12 EDIÇÃO

                                  UM ABRAÇO FRATERNO, DEUS VOS ABENÇÕE

                                           DIÁCONO SIMÃO PEDRO