DiÁcono SimÃo Pedro

EPIFANIA ``o verbo era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem´´ Jo 1,9
 
 

 

  EPIFANIA

``o verbo era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem´´ Jo 1,9

 

Epifania, palavra de origem grega que significa manifestação, festa celebrada no primeiro domingo após o dia 6 de janeiro dentro do tempo do natal.

Na igreja do Oriente( rito bizantino) a celebração da festa da epifania reúne duas outras manifestações do Senhor , o Batismo de Jesus, no rio Jordão e as Bodas de Cana  quando o Mestre realizou o seu primeiro milagre. A epifania faz cumprir se a profecia de Isaías 60,1-6 ``...levanta-te, Jerusalém ilumina-te! Deus fará brilhar a sua luz em Jerusalém...´´

Em Jesus, apareceu, de fato, a salvação de Deus anunciada pelos profetas desde os mais antigos até João Batista primo de Jesus e que fechou o ciclo das grandes profecias. A luz  de Jesus espalhou-se de Jerusalém para os mais remotos cantos do mundo,`` todas as nações contemplaram a salvação do nosso Deus´´, onde imperava a sombra da morte, as trevas foram iluminadas pela luz do ungido, o messias esperado, o Cristo de DEUS, aquele que tira o pecado do mundo.

A epifania é popularmente conhecida como o Dia de Reis  quando os magos do Oriente, guiados por uma estrela encontraram Maria, José e o Menino e, apesar da humildade da família reconheceram no menino o enviado do altíssimo e ofereceram ouro, incenso e mirra.

A festa da manifestação do Senhor nos convida a oferecer o ouro do nosso amor,o incenso das nossas orações e a mirra das nossas mortificações e dos aborrecimentos cotidianos.

 

Abraço Fraternal a todos , Diácono Simão Pedro