DiÁcono SimÃo Pedro

Um pouco de Nossa Senhora de Aparecida
 
 

Sobre Nossa Senhora Aparecida.

A visita da imagem da Senhora Aparecida  em nossa paróquia por ocasião da preparação para o jubileu de 300 anos do encontro da imagem nas águas do rio Paraíba que será celebrado em 2017, foi motivo de grande jubilo para nossa cidade de Tatuí e, em especial para a nossa paróquia. O povo de Deus na Paróquia nossa Senhora das Graças deu um exemplo de piedade e devoção revestido de um ardor missionário fundamentado nas sagradas escrituras. Foi emocionante e edificante.

Por isso deixo um pouquinho de informação e reflexão dessa devoção tão querida do povo brasileiro em homenagem a mãe de JESUS venerada na imagem de Aparecida.

--Encontro da Imagem, Porto de Itaguaçu, rio Paraíba ano de 1717

--Pescadores, João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia

---João Alves puxou a rede e Felipe guardou a imagem em sua casa por três anos

MOTIVO DA PESCA

Devido ao conflito entre paulistas e portugueses residentes na região das Minas Gerais pelas posses das minais de metais preciosos na região e para controlar o contrabando dos metais preciosos e a sonegação foi nomeado um novo governador para as Minas Gerais, o Senhor Pedro Almeida Portugal o CONDE de ASSUMAR, ele e sua comitiva deveriam permanecer por cerca de 15 dias na Vila de Guaratinguetá, enquanto se preparavam para seguir viagem.

Todos os vilarejos em redor foram convocados pelas autoridades para contribuir com gêneros de toda espécies para sustentar a comitiva de sua excelência que era aproximadamente de cem pessoas compostas por nobres, soldados, índios e escravos a serviço de sua majestade o rei de Portugal. A cada munícipe foi dada uma tarefa a ser executada e aos três pescadores a incumbência de tantos quilos de peixe, que poderia resultar na recompensa ou em punição caso na a executasse a contento.

Após terem remado e arrastado rede por mais de seis quilômetros sem nada apanhar, sendo já quase noite, eles retiraram em sua rede o corpo enegrecido de uma pequena imagem da imaculada conceição de Maria, sendo homens rudes e piedosos resolveram guardar o achado como um sinal de boa sorte e resolveram lançar a rede mais uma vez e, inexplicavelmente recolheram a cabeça da imagem com uma coroa real.

Na simplicidade da sua Ge eles viram naquele acontecido um sinal da presença da mãe de Jesus e apesar do desanimo resolveram lançar a rede mais uma vez e recolheram uma quantidade enorme de grandes peixes maior do que a quantidade necessária, segundo relatos da época a canoa perigava a afundar devido tanto peixe.

A senhora Negra

Especialista afirma que a imagem de terra cota, devido à longa exposição à fumaça dos candeeiros e a permanência no lodo escuro do leito do rio fez com que ela assumisse a cor escura. Mas a quem interprete que apesar dos fatores técnicos a cor negra é um clamor da virgem contra a escravidão imposta de forma implacável aos negros das Minas Gerais e em todo Brasil colonial.

A coroa e o manto.

Em 1646, o rei de Portugal D.João IV, assinou um decreto de que toda imagem da imaculada conceição feita durante seu reinado tivesse uma coroa e um manto real. Por isso imagens devocionais desse período, N.Srª da  Rosa Mística, Aparecida, Nazaré tem cora e manto. Segundo especialista em datação a IMAGEM DE APARECIDA foi feita entre  1600 a 1650, e, é a mesma venerada até hoje. Outras imagens também foram retirada das águas, Nossa Senhora da imaculada Conceição em Parati  e Bom Jesus de Pirapora.

Atentado

EM 1978 a imagem de Aparecida sofreu um atentado e foi toda restaurada  e devolvida à veneração publica no Santuário Nacional de Aparecida, lembrando que o nome Senhora Aparecida e devido ao fato da imagem da Imaculada Conceição aparecer nas redes dos pescadores no ri Paraíba.

 

Mensagem do encontro

Coragem diante dos desafios

Ser ousado não se omitir frente a uma necessidade, mas procurar ajuda e elementos que permitam realizar a missão proposta

Paciência

Eles já tinham arrastado a rede fazia 6 km e nada de peixe, porem a paciência e o esforço permitiu que eles encontrassem algo maior e melhor, não se revoltar com o fracasso, mas paciência uma coisa década vez. Segundo Eclesiastes `` há um tempo para tudo´´. Paciência.

Esperança

A esperança gera perseverança e a perseverança leva a superação, a esperança  nos faz ir alem da frustração e quem tem esperança sonha, quem sonha luta, quem luta realiza.

A fé nos faz juntar os pedaços, juntar as partes, valorizar o que ávida oferece, reconhecer nas pequenas coisas sinais da presença de DEUS, dizem que a fé remove montanhas, mas antes de remover montanhas é preciso remover uma pedrinha chamada CORAÇÃO, quem tem fé tem DEUS, quem tem DEUS tem tudo, pois o que falta não faz falta, DEUS completa, por isso não se canse de repetir a frase do centurião Senhor eu creio, mas aumenta a minha Fè´´

 

 

UM Abraço fique com DEUS

Paz e Bem

Diac Simão Pedro